Lucro reduzido na empresa – O que é? Como resolver?
Tomar a decisão de empreender demanda muita coragem e se deparar com uma situação de lucro reduzido pode dificultar o desejo de se manter a frente de um negócio próprio. Empresas precisam ser lucrativas para se manter funcionando haja vista que necessitam de reinvestimentos além de oferecer condições de estabilidade financeira para seus proprietários. Contudo, na prática tem muitas companhias apenas sobrevivendo.
O que é lucro reduzido?
O lucro reduzido caracteriza-se como um lucro baixo, mas que ainda é o suficiente para que a empresa se mantenha operante. Essa é uma situação de grande risco para a gestão do empreendimento por não representar necessariamente um déficit, podendo criar uma falsa ilusão de que se tem uma estabilidade não existente.
O gestor consegue pagar as contas e a companhia não entra no vermelho, mas também não é lucrativa no sentido de gerar recursos para reinvestimento ou crescimento. O fato de não criar prejuízos pode ser perigoso analisando pelo viés de que não há um alerta a respeito da necessidade de rever as contas e quando esse sinal chega pode ser tarde demais.
Ter lucros baixos faz a companhia perder a oportunidade de se consolidar no mercado e de competir igualitariamente com as suas concorrentes. Cria-se uma esfera de comodismo muito prejudicial para o estabelecimento de uma margem de segurança para a operacionalidade.
Como resolver o problema do lucro reduzido?
De certa forma é fácil perceber que uma empresa está sofrendo com o mal do lucro reduzido, se ela só consegue pagar suas contas, mas não gera recursos além daqueles empregados na manutenção da operacionalidade. Se o seu negócio está nesse grupo de empreendimentos que não conseguem sair de um ponto de estagnação é interessante conferir as dicas que listei a seguir.
1 – Entenda qual é a causa do problema
Antes de começar a pensar nas soluções para eliminar o lucro reduzido da sua companhia é essencial identificar quais são as causas do problema. Quando se fala de lucro baixo há dois fatores de grande influência que são a receita de vendas e os custos/despesas. O lucro nada mais é do que o resultado da subtração da receita em relação aos custos.
2 – Analisando as vendas
No âmbito das vendas cabe avaliar se o volume escoado está alinhado com as metas estabelecidas. Se a empresa está vendendo menos do que esperava é necessário entender por que isso acontece. A precificação está adequada? A comunicação está direcionada para o público certo? Há variedade de produtos? O controle de vendas está sendo feito corretamente?
3 – Invista na fidelização de clientes
Fidelizar os consumidores da sua empresa é uma forma de manter uma margem saudável de lucro, pois basicamente se trata de pessoas que compram com frequência. Muitos empresários direcionam a maior parte dos recursos de marketing para a atração de novos clientes esquecendo-se da relevância de reconhecer e criar ações para quem já compra.
Programas de pontos em que quanto mais se compra mais vantagens se obtêm são sempre relevantes para conquistar a boa vontade dos consumidores frequentes. Também é interessante ouvir as sugestões desses consumidores de maneira a identificar pontos de melhoria para posicionar a sua organização num ponto mais competitivo no mercado.
4 – Analisando custos e despesas
Voltando os olhos para os custos e despesas é importante identificar fontes de desperdícios para reduzir ou cortar definitivamente. Observe o gasto demasiado com mão de obra, equipamentos (será que alguns não podem ser alugados ao invés de comprados), revise contratos assinados com fornecedores entre outros.
Uma forma prática de fazer essa revisão e entender onde cortar é passar a ter um acompanhamento prático das entradas e saídas do caixa da sua empresa. Verifique as despesas que se mostram improdutivas e corte-as criando oportunidades para investir os recursos da sua organização em outros pontos.
5 – Determine o valor máximo das despesas
Outra dica prática para resolver o lucro reduzido consiste em determinar um teto para os gastos. Para isso use a fórmula do cálculo do lucro ao contrário, ou seja, subtraia o valor das vendas dos lucros para saber quanto se pode ter de despesas. Tendo uma projeção de lucros fica mais simples entender quando as despesas ultrapassam o limite do aceitável. Claro que é importante fazer cortes de despesas com consciência para não gerar dificuldades operacionais.
6 – Otimize processos da empresa
Uma forma de potencializar os lucros da sua organização é apostar na otimização dos processos, isto é, rever como algumas atividades cotidianas estão sendo realizadas nesse momento e de que maneira é possível conquistar mais eficiência diminuindo os custos. O uso de softwares de gestão, por exemplo, reduz o tempo gasto pelos funcionários para preencher e analisar tabelas manualmente de maneira que podem se dedicar a resolver outras questões.
Fonte: Marcus Marques
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