Captação de Leads – 10 Estratégias “Matadoras”
Para que a sua empresa se mantenha em constante crescimento é crucial que coloque em prática estratégias de sucesso para a captação de leads, de preferência leads qualificados para que sejam geradas oportunidades reais. Atrair potenciais clientes é o desejo de dez entre dez empresários, porém, isso deve ser feito com foco nos objetivos de marketing e de consolidação da organização.
Confira 10 estratégias “matadoras” para captação de leads
O processo de captação de leads deve seguir uma estratégia assertiva para que os potenciais clientes atraídos sejam convertidos em consumidores. Para te ajudar nessa tarefa listei, a seguir, 10 estratégias que são realmente “matadoras” e sucesso na certa.
1 – Ofereça percepção de valor para os leads
As pessoas tendem a se sentir mais atraídas por tudo que parece mais exclusivo e diferenciado. Sendo assim uma excelente estratégia para captação de leads é oferecer algo com uma percepção de valor elevado, trabalhar com a ideia de urgência por ser válido, criar ofertas relâmpago com tempo para acabar.
O inverso também pode funcionar, isto é, propagar que o seu site compartilha conteúdo com mais de 100 mil pessoas estabelece para o leitor a ideia de que se tem um conteúdo de qualidade. O que é importa é criar valor e necessidade no lead.
2 – Use Landing Pages com sabedoria
Uma das ferramentas mais diretas para a captação de leads, as landing pages, devem ser usadas com sabedoria. Essas páginas de destino têm como objetivo direcionar o cliente para uma oferta específica sem que haja qualquer tipo de distração.
Uma landing page matadora deve ter um título excelente, descrição curta e eficiente da oferta, uma imagem ilustrativa da oferta e um formulário para captar dados. Não esqueça que esse tipo de página não tem menus de navegação, elas existem apenas para a captação de dados.
3 – Atenção a eficácia do CTA
Os chamados Call-To-Actions (CTA) precisam cumprir a sua função com eficácia, ou seja, devem levar o lead a conversão. Diferente do que muitos pensam eles não são exclusivos das landing pages, podem estar presentes em redes sociais, anúncios, produtos, e-mails entre outros. E lembre-se esse botão precisa estar bem visível e ser acompanhado de um texto claro em relação à oferta. Por exemplo, se a oferta for um e-book grátis o texto deve ser “Baixe o e-book X grátis”.
4 – Mantenha a unidade de mensagem
Um erro recorrente em estratégias de captação de leads é contar com ferramentas que não têm uma mensagem alinhada entre si. O título da landing page deve ser coerente com a oferta disponível nela assim como a mensagem que estava no botão CTA que levou o usuário até lá. Quem está oferecendo amostras dos seus produtos, por exemplo, precisa incluir a palavra amostra em todos os elementos inclusive na URL da landing page.
5 – Cuidado com o tamanho dos formulários
Para captar e converter leads é necessário obter algumas informações sobre essas pessoas, algo que é feito por meio do preenchimento de formulários. Quase ninguém acredita ter tempo para ‘perder’ preenchendo dados sem fim num formulário. Sendo assim a dica é elaborar um formulário na medida certa, considere somente quais são as informações que são fundamentais, não sobrecarregue o lead.
6 – Certificados de segurança
Além de cuidar para não criar um formulário muito extenso que fará com que o seu lead não chegue ao final do preenchimento é importante convencê-lo de que é seguro fornecer dados para a sua página. A estratégia nesse caso consiste em usar certificados de segurança para tranquilizar o indivíduo que essas informações não serão roubadas e usadas para outros fins. O lead precisa confiar na sua marca também.
7 – Entenda seu funil de vendas
Saber em que parte do funil de vendas se está é essencial para adotar o uso dos meios e ferramentas certos. Questões como a extensão do formulário, tipos de dados que serão solicitados e oferta que será mais atraente dependem necessariamente desse conhecimento. Outro ponto essencial é de que nada adianta gerar um sem fim de leads se não há uma estratégia coerente com o estágio de vendas em que se encontra.
8 – Explore sempre novos canais para a geração de leads
Para manter um ritmo constante de atração de leads é essencial utilizar todas as ferramentas digitais a que se tem acesso como redes sociais, campanhas de e-mail marketing entre outras. Tudo o que puder ser feito para aumentar o tráfego na sua landing page é válido, afinal quanto mais visitantes qualificados mais chances de conversão. Lembre-se de utilizar os canais digitais com sabedoria uma vez que cada um tem sua peculiaridade.
9 – Trabalhe com landing pages exclusivas para cada campanha
Ainda que as diferentes campanhas lançadas pela sua empresa tenham como foco a mesma oferta é relevante trabalhar com landing pages específicas. Assim é possível manter o foco em cada campanha e entender quais foram os caminhos que apresentaram os melhores resultados em longo prazo.
10 – Testes A/B
Tem duas ideias excelentes para a conversão de leads? Então coloque as duas em prática para verificar qual delas é a mais eficaz, o que se conhece como testes A/B. Captar leads é uma tarefa que demanda trabalho contínuo com análise e correção de eventuais problemas. Por isso estratégias de testes são muito bem vindas.
Fonte: Marcus Marques
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